$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O FENÔMENO DO IMPOSTOR EM ENGENHEIROS DE SOFTWARE
Autor: PALOMA GUENES COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS KALINOWSKI - ORIENTADOR
MARIA TERESA BALDASSARRE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71534
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71534&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71534&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71534

Resumo:
O Fenômeno do Impostor (FI) é amplamente discutido em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e tem sido avaliado em estudantes de Ciência da Computação. No entanto, ainda não foi realizada nenhuma investigação formal sobre FI em engenheiros/as de software, embora os seus impactos possam levar a transtornos mentais, como depressão e burnout. Este estudo descreve uma pesquisa que investiga a extensão dos sentimentos de impostor em engenheiros/as de software, considerando aspectos como gênero, raça/etnia e papeis profissionais. Além disso, investigamos a influência do FI na produtividade percebida. O instrumento de pesquisa foi elaborado usando uma abordagem baseada em teoria e incluiu questões demográficas, uma escala de FI validada internacionalmente e questões para medir a produtividade percebida com base nos construtos teóricos do framework SPACE. A pesquisa foi enviada para empresas que atuam em diversos setores de negócios. A análise dos dados utilizou bootstrapping com reamostragem para cálculo dos intervalos de confiança e teste de significância estatística de Mann-Whitney para avaliação das hipóteses. Recebemos respostas de 624 engenheiros e engenheiras de software de 26 países. Os resultados do bootstrapping revelam que uma proporção de 52,7 porcento dos engenheiros de software sofrem de níveis frequentes a intensos do FI e que as mulheres sofrem em uma proporção significativamente maior (60,6 porcento) do que os homens (48,8 porcento). Em relação à raça/etnia, observamos sentimentos de impostor mais frequentes em engenheiros/as de software asiáticos (67,9 porcento) e negros (65,1 porcento) do que em engenheiros/as de software brancos (50,0 porcento). Observamos também que a presença de FI é menos comum entre indivíduos casados e com filhos. Além disso, a prevalência de FI mostrou um efeito negativo estatisticamente significativo na produtividade percebida para todos os construtos do framework SPACE. A evidência que relaciona a FI aos engenheiros de software fornece um ponto de partida para ajudar as organizações a encontrar formas de aumentar a consciência sobre o problema e melhorar as competências emocionais dos profissionais de software.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui