$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: POSSIBILIDADES DE UM FUTURO EM REALIDADE AUMENTADA: EMBODIMENT NA INTEGRAÇÃO MULTISSENSORIAL
Autor: FREDERICO DE SOUZA PINTO ESSINGER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THOMAS EICHENBERG KRAHE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71521
Catalogação:  11/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71521&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71521

Resumo:
Um amplo conjunto de evidências experimentais atestam a favor da possibilidade de induzir a ilusão de posse de um membro postiço usando correlações multissensoriais. Essa manipulação da percepção corporal tem aplicações clínicas de grande estima. Condições como a Doença de Parkinson (DP) e o Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresentam a comum característica de um comprometimento motor dos pacientes (tal como hemiparesia). Na tentativa de minimizar a perda de controle motor, a terapia de espelho tem ganho recente notoriedade entre terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Com isso, o principal escopo desse trabalho seria o de investigar a direta influência da visão sobre tarefas motoras. O objetivo de ser um estudo de caráter experimental foi impossibilitado pelas condições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19. O intuito, entretanto, seria de avaliar componentes multissensoriais ligados a visão e propriocepção e suas consequências a longo prazo. Por meio de testes e instrumentos distintos como a caixa de espelho e a cópia inversamente espelhada de uma estrela de seis pontas, seguidos de um questionário para avaliar componentes subjetivos de embodiment dos participantes. Por tratar-se de um projeto experimental, deve-se estar de acordo com a Comissão Nacional em Pesquisa (Conep), portanto, foi incorporado como proposta do trabalho uma proposta de submissão à Plataforma Brasil (plataforma Conep).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui