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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INSURGÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL Autor: DAYANE LIMA PIMENTEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71519
Catalogação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71519&idi=1
Resumo:
Título: INSURGÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO BRASIL Autor: DAYANE LIMA PIMENTEL
Nº do Conteudo: 71519
Catalogação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71519&idi=1
Resumo:
A presente pesquisa pretende discutir o lugar das relações étnico-raciais na formação em Psicologia, particularmente do sujeito negro na compreensão da subjetividade. Trata-se de uma revisão bibliográfica dos aspectos históricos e estruturantes das relações raciais no Brasil e sua relação com a Psicologia e em particular com a construção do seu saber e de seu processo de ensino. Problematiza-se a universalidade do sujeito psicológico que sustenta a formação dita pluralista do psicólogo e a importação acrítica de conceitos, indagando sobre os possíveis efeitos do privilégio epistêmico nos currículos de Psicologia para a formação e a prática dos profissionais. Pretende-se fomentar o debate sobre a necessidade de mudanças nos currículos que visem a adoção de práticas disruptivas com a colonialidade do pensamento e contestar a ideia de que o racismo e o letramento racial de psicólogos seja uma preocupação opcional e não uma necessidade basilar da formação profissional.
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