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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO Autor: MARIA LUIZA SILVA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
SILVINA JULIA FERNANDEZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71507
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507
Resumo:
Título: FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO Autor: MARIA LUIZA SILVA COSTA
SILVINA JULIA FERNANDEZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71507
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507
Resumo:
A dissertação analisa um curso oferecido pela Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) aos diretores em exercício na rede
municipal em 2020. De caráter qualitativo, a pesquisa utiliza como principal fonte
a análise de conteúdo do material pedagógico do curso, a análise documental das
informações disponíveis nas plataformas da SME-RJ e do Instituto parceiro da
SME-RJ, com foco na proposta formativa e sua operacionalização,
complementada por entrevistas com um tutor, um cursista e um gestor do nível
central. Busca-se compreender os processos decisórios que motivaram a escolha e
a oferta do curso e a descrição detalhada do processo de sua execução,
considerando o público-alvo e o contexto em que o curso foi implementado. Além
disso, o estudo examina os a estrutura e a execução da formação, os conteúdos do
material didático do curso e suas referências, a sequência de organização didática,
as atividades e dinâmicas aplicadas, os objetivos definidos e as formas de
avaliação adotadas. A partir disso discute-se a adequação da proposta às
necessidades e desafios do exercício da gestão escolar na rede municipal do Rio
de Janeiro. Em que pese a relevância da oferta de uma formação em serviço para
todos os gestores escolares, o estudo mostra que a formação de gestores oferecida
- apoiada em referências internacionais e conceitos de matriz
empresarial-corporativa - teve como desafio vincular os conceitos trabalhados
com o cotidiano escolar. A análise realizada indicou que a formação de gestores
escolares no Brasil precisa ir além da preparação técnica e administrativa focada
no planejamento estratégico e no cumprimento de metas, aspectos que não dão
conta da complexidade que envolve o cotidiano das escolas públicas - espaços
marcados por desigualdades sociais, tensões políticas e desafios pedagógicos
diversos. Finalmente, o estudo aponta para a necessidade de oferta complementar
de formação continuada, contextualizada e avaliada para fortalecer a atuação dos
líderes educacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |