XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APRENDIZAGEM CONTÍNUA E TRANSFORMADORA DO PÚBLICO 60+ SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN Autor: ILMA DE OLIVEIRA GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71503
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71503
Resumo:
Título: APRENDIZAGEM CONTÍNUA E TRANSFORMADORA DO PÚBLICO 60+ SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN Autor: ILMA DE OLIVEIRA GOMES
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71503
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71503&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71503
Resumo:
Estamos diante do fenômeno do envelhecimento com o crescimento da
população idosa no mundo, destacando que, em 2050, haverá um número
significativo de pessoas com mais de 60 anos, com o Brasil apresentando, segundo
o Censo de 2022, 14,7 por cento de sua população nessa faixa etária. A dissertação se insere
no campo do Design Social e Emocional, tendo como objetivo explorar como o
Design pode facilitar a aquisição de conhecimentos por idosos, promovendo sua
capacidade funcional, autonomia, independência, bem-estar e identidade pessoal. A
pesquisa visa identificar as oportunidades e desafios enfrentados por por pessoas
com mais de 60 anos no processo de aprendizagem ao longo da vida, além de buscar
oportunidades para ações e projetos que incentivem sua participação. O percurso
metodológico incluiu uma experiência pessoal de uma idosa 60+, revisão da
literatura sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com idosos que buscam
aprender continuamente. Acreditamos que o design, por ser interdisciplinar e
multifacetado, possui o potencial de reunir ações voltadas para a população que
envelhece, trazendo contribuições para viver mais e melhor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |