$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: RUALIZAÇÃO E DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES ACERCA DAS VIOLÊNCIAS COMBINADAS E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NA VIDA DE PESSOAS LGBT EM SITUAÇÃO DE RUA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ
Autor: RICARDO WILLIAM GUIMARÃES MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71494
Catalogação:  10/07/2025 Liberação: 30/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71494&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71494&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71494

Resumo:
A presente tese é fruto de estudos e pesquisas no campo das dissidências sexuais e de gênero da população LGBT em situação de rua, debruçando-se na compreensão das implicações da rualização sobre os modos de vida e de viver dessa parcela subalterna e submetida aos processos de pobreza e violência colonial e capitalista presentes nos espaços urbanos da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A tese considerou como objeto de análise o processo de rualização e de seus impactos na vida de pessoas LGBT com histórico de situação de rua, a partir de suas narrativas e percepções acerca do viver nas ruas. Assim, objetivou-se, em geral, compreender os rebatimentos que o processo de rualização gera nas pessoas LGBT que utilizam os espaços públicos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro como locais de sobrevivência, frente os processos de opressão a que estão submetidos num contexto social desigual, injusto e desafiador. Elaborou-se o Estado da Arte, utilizando uma revisão integrativa da literatura e um levantamento de teses e dissertações, que culminaram na constituição de um base documental prévia sobre os temas pesquisados, que auxiliou a nortear o desenho da pesquisa. Por seguinte, a partir de uma abordagem decolonial, o percurso metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa com a realização de oito entrevistas semiestruturadas e observação participante, mediante a utilização de diário de campo. Para a análise dos dados, foi utilizado a técnica de núcleos de significação, identificando, sumariamente, que a rualização incide diretamente nos modos de vida e de viver das pessoas LGBT em situação de rua, por meio de processos estruturais de violências e opressões combinadas de racismo, LGBTfobia e aporofobia, estabelecendo a indissociabilidade de análise dos marcadores de raça, gênero e classe nas significações estabelecidas pelos sujeitos participantes. A partir das narrativas apresentadas pelas pessoas entrevistadas, conclui-se que para falar de Pessoas LGBT em situação de rua, exige-se uma atenção às particularidades de um grupo subalterno e dissidente, que coexiste em um espaço urbano desigual, violento e desumanizador. As afirmativas analisadas apontam para uma realidade de lutas cotidianas que reivindicam o direito de existir e resistir em uma sociedade que é produto de uma sociabilidade cisheteronormativa, engendrada em padrões de valor impostos pelo ideário neoconservador, fruto de uma herança colonial que persiste no aniquilamento e na subversão do Outro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui