$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CORPO E NARCISISMO NA CONTEMPORANEIDADE: LANÇANDO MÃO DA AUTOMUTILAÇÃO COMO ATO MENSAGEIRO DE DESCARGA
Autor: MARCELA GUERRA RODRIGUES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71493
Catalogação:  10/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71493&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71493

Resumo:
O trabalho tem como objetivo compreender as nuances do corpo frente à temática do narcisismo, tão fortemente encarnado pela subjetividade contemporânea, originando sofrimentos característicos que transmitem no corpo ou através dele aquilo que não pode ser dito em palavras, como a escarificação. Levando em conta a proeminência desse sintoma auto-mutilador, pretende-se compreender como, na ausência da possibilidade representativa, o corpo lança mão de atos que buscam tanto descarregar um sofrimento que excede o psiquismo, como abre margem para uma possibilidade de comunicação com o outro e, nesse sentido, apontam para um carecimento de uma relação alteritária primordial.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui