XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REPENSANDO A PRESENÇA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71489
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489
Resumo:
Título: REPENSANDO A PRESENÇA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Nº do Conteudo: 71489
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489
Resumo:
Este trabalho busca refletir sobre o conceito de lúdico no ensino de história
para os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, tem como campo de
investigação dois colégios de curso Normal da rede estadual do Estado do Rio de
Janeiro localizados na Baixada Fluminense. A pesquisa tem por objetivo identificar,
definir e desenvolver estratégias para o uso do lúdico no ensino de história para
crianças, através da análise. As fontes usadas foram as propostas curriculares do
Curso Normal da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
(SEEDUC/RJ), além de dados das entrevistas com professores das disciplinas
pedagógicas, de rodas de conversa e de oficinas com os alunos do curso.
Metodologicamente, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a
investigação sobre o lúdico e sobre o currículo e, posteriormente, empreendeu-se
observação participante em toda a dinâmica com alunos e professores. Por meio da
análise do currículo, questionários, entrevistas, rodas de conversa e oficinas, foi
possível perceber que existe uma carência em relação ao ensino de história na
formação de professores no Curso Normal, o que prejudica a compreensão do
conceito de lúdico como instrumento importante na construção do conhecimento
histórico nos anos iniciais do ensino fundamental.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |