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Título: LIDERANÇA AMBIDESTRA EM PERSPECTIVA: DESVENDANDO AMBIGUIDADES CONCEITUAIS, ANTECEDENTES E MODERADORES
Autor: MARCIA ALESSANDRA F DE O PENNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71414
Catalogação:  03/07/2025 Liberação: 15/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71414&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71414&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71414

Resumo:
Um dos principais desafios enfrentados pelos líderes é posicionar e capacitar organizações e pessoas para a adaptabilidade em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo (Uhl-Bien e Arena, 2018). Nesse contexto, a liderança ambidestra surge como um mecanismo essencial para equilibrar comportamentos de exploração e explotação nos liderados, centrando-se na dualidade entre criatividade e implementação no processo de inovação (Rosing et al., 2011). Esta tese tem esse fenômeno como foco, cujo campo de estudo é caracterizado por uma ampla diversidade conceitual e pela necessidade de uma compreensão mais aprofundada sobre as perspectivas que abordam a liderança ambidestra, seus antecedentes e seus moderadores (Rosing et al., 2023). Para contribuir nesse debate, este trabalho apresenta dois manuscritos: um com enfoque teórico-conceitual e outro empírico. O primeiro manuscrito consiste em uma revisão sistemática da literatura que analisa o campo de estudos sobre ambidestria e liderança. Ele consolida as principais perspectivas teóricas sobre o tema e explora como a liderança é discutida em cada uma delas. Além disso, ele compõe um framework que reúne os antecedentes, moderadores, mediadores e resultados já investigados empiricamente sobre a liderança ambidestra, e identifica áreas não exploradas ou que ensejam ambiguidades sobre o tema, delineando uma agenda de pesquisa futura. O segundo manuscrito apresenta os resultados de dois estudos empíricos, baseados em questionários respondidos por 368 gestores e 200 liderados de três empresas brasileiras. Seu objetivo foi investigar a influência da orientação para metas de aprendizagem e de evitação sobre a liderança ambidestra, e examinar o papel moderador da complexidade do trabalho na relação entre a liderança ambidestra, o comportamento ambidestro e a performance inovadora do liderado. Embora não se tenha confirmado as hipóteses relacionadas à orientação para metas de aprendizagem e de evitação como antecedentes da liderança ambidestra, foram observados diversos achados que podem ser explorados em pesquisas futuras. Já o segundo estudo confirmou estatisticamente o papel moderador e antecessor da complexidade do trabalho na relação entre a liderança ambidestra e o comportamento ambidestro do liderado. Em seu conjunto, os resultados da tese contribuem de forma original para o avanço do conhecimento sobre a liderança ambidestra.

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