$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CARREIRAS CORPORATIVAS DE EXECUTIVOS(AS) NEGROS(AS): NARRATIVAS SOBRE BARREIRAS E ESTRATÉGIAS DE PROGRESSÃO
Autor: CARLOS MAX SANTOS CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71409
Catalogação:  03/07/2025 Liberação: 03/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71409&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71409&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71409

Resumo:
Este trabalho analisou a trajetória de carreira de profissionais negros(as) sob a perspectiva das barreiras e estratégias que esses profissionais viveram ao longo de suas vidas. A respeito dos desafios na carreira, cabe ressaltar que nosso país possui uma forte tradição escravocrata, sobretudo considerando que a escravidão foi o pilar do modelo econômico por quase quatro séculos. Esse contexto histórico foi o pano de fundo para buscar identificar as barreiras e estratégias na perspectiva dos entrevistados. A pesquisa analisou carreiras corporativas sob a lente da perspectiva bourdieusiana, que considerou o contexto social, os diferentes tipos de capital (econômico, cultural, simbólico) e a dinâmica de classe na análise das trajetórias profissionais. No contexto brasileiro, essa lente foi aplicada reconhecendo a forte relação entre raça e classe social. O referencial teórico incluiu também autores brasileiros como Almeida (2018), que abordou o racismo estrutural, e Bento (2022), destacando o pacto da branquitude e a perpetuação de desigualdades raciais. Jaime (2018) suplementa a lente teórica ao discutir as mudanças nas trajetórias de executivos negros e a evolução da gestão da diversidade. Para complementar, a análise das barreiras e estratégias contou com autores que tratam de diversidade e carreira, como Myres (2003) sobre o valor da diversidade e Wyatt e Silvester (2015), que discutiram conceitos como labirinto e a homofilia nas carreiras de minorias étnicas. Na sessão de metodologia, a pesquisa seguiu o formato qualitativo e analisou a trajetória de executivos negros(as) que atuam em organizações privadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, como ferramenta de coleta de dados, e utilizado o método de análise temática para tratamento dos dados, o que possibilitou a identificação dos fatores críticos de sucesso da trajetória de carreira relacionados ao marcador racial, foco desse estudo. Por fim, respondemos à pergunta dessa pesquisa sobre quais são as barreiras e estratégias de superação delas para o progresso de carreiras de profissionais negros(as). As principais barreiras identificadas foram: reconhecimento do marcador racial como fator na carreira; desvantagem histórica e impactos da falta de equidade; preconceito e discriminação direta e indireta; necessidade de provar competência constantemente. No que se refere às estratégias, os achados apontam para questões como autoestima, segurança psicológica, capacitação profissional, despertar de consciência racial e alianças estratégicas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui