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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MULHERES EM TRANSMISSÃO: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Autor: BEATRIZ LIMA DO PRADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71373
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=2
Resumo:
Título: MULHERES EM TRANSMISSÃO: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Autor: BEATRIZ LIMA DO PRADO
Nº do Conteudo: 71373
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=2
Resumo:
Não é novidade que a cena musical dos últimos anos foi tomada
pelos termos do artivismo, i.e, produções artísticas fundamentadas em
um engajamento político explícito, em grande parte progressista. Se não
é de todo revolucionária a união entre preocupação estética e função
social, as produções contemporâneas ganham frescor ao se formularem a
partir de um senso de coletividade, transformando a expressão subjetiva
individual do artista em um registro que inscreve na memória social uma
realidade partilhada por comunidades inteiras. Assim, a forma canção é
utilizada não apenas para ratificar existências silenciadas pelo crivo da
colonialidade, mas também para projetar novos imaginários de
dignidade. Nesse movimento insurgente, as mulheres conquistaram
protagonismo, reivindicando a primeira pessoa do discurso através da
cantautoria, operação que tem resultado no reconhecimento das
experiências plurais de feminino. Para refletir quais as possibilidades que
esse cenário cultural possibilita, são aproximados o álbum audiovisual
Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), de Luedji Luna e o álbum
Pajubá (2017), de Linn da Quebrada, este último aliado ao filme
documentário Bixa travesty (2018). Por meio das concepções teóricas de
escrevivência, postulada por Conceição Evaristo, e arquivo de
sentimentos, formulada por Ann Cvetkovich e utilizada por Nicolas
Wasser, o seguinte estudo visa compreender como o cancioneiro popular
emerge como potente ferramenta de reumanização, projetando horizontes
de afeto, desejo e liberdade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |