$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A DIMENSÃO ESPACIAL DA REDE DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS 2002 E 2024
Autor: JORGE LUIZ COSTA DA SILVA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GLAUCIO JOSE MARAFON - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71369
Catalogação:  30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71369&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71369&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71369&idi=4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71369

Resumo:
A presente tese parte do princípio de que produção, comercialização e consumo de flores e plantas ornamentais formam redes geográficas que se apresentam em diferentes dimensões espaciais: global, nacional e regional. Busca se com a abordagem quanti-qualitativa dessa pesquisa compreender em qual (is) dimensão (ões) a floricultura fluminense está inserida através das conexões que são estabelecidas entre os diversos elementos espaciais que compõem os nós de sua rede. Para alcançar o objetivo central da investigação, além do referencial teórico, foram realizadas atividades de campo nos principais espaços produtivos de flores e plantas ornamentais de municípios situados em quatro regiões de governo do estado do Rio de Janeiro: Baixadas Litorâneas, Centro-Sul, Metropolitana e Serrana, onde ocorreram entrevistas com os agentes espaciais, registros de imagens, diagnósticos do segmento, entre outras observações. São as regiões sinalizadas - notadamente os seus espaços rurais -, as que mais contribuem para a floricultura fluminense. A partir do que elas produzem e do que elas consomem faz-se uma análise que indicam as suas conexões e projeções e evidenciam que o espaço rural não se restringe ao fornecimento de produtos do setor primário, portanto, depreende-se que ele é produtor, mas também consumidor. Através da relação produção, comercialização e consumo os pontos nodais da floricultura fluminense foram destrinchados e apresentados neste trabalho, indicando uma relação multiescalar nas conexões entre os diversos elementos espaciais da rede floricultora estudada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui