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Título: REPRESENTAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE
Autor: MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 7136
Catalogação:  26/09/2005 Liberação: 26/09/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7136&idi=2

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre as configurações e as representações de família em crianças de uma escola pública da cidade do Recife. Utilizamos dois instrumentos: o teste do Desenho de Família com Estórias (DF-E), aplicado a 15% das crianças de 6 a 11 anos do turno da manhã da referida escola, e a Entrevista do Genograma realizada com um dos pais das crianças ou um adulto que desempenhasse esse papel junto a elas. Os resultados do DF-E mostram que o tipo de representação predominante é o nuclear (50%), seguido pelo modelo de família extensa (38%), monoparental (6%) e abrangente (6%). Os resultados do Genograma mostram vários tipos de configurações familiares, sendo o predominante o nuclear (40,9%), seguido da extensa (24,5%), recasada (16,3%), monoparental (14,3%), e abrangente (4,1%). Constatamos que há correspondência entre as formas predominantes de representação e as configurações familiares, porém há mais tipos de configurações familiares do que as crianças conseguem representar.

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