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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA Autor: RENATHO GEORGE URIE SALLES CAMARGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71350
Catalogação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71350&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71350
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA Autor: RENATHO GEORGE URIE SALLES CAMARGO
Nº do Conteudo: 71350
Catalogação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71350&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71350
Resumo:
Busca-se, com esse estudo, inicialmente, enfatizar a importância de estudar os processos sociais para a assimilação dos processos individuais e, assim, compreender como o humano constrói sua personalidade a partir dos elementos com os quais se relaciona socialmente. Vale destacar que o homem está inserido em uma sociedade baseada no modelo socioeconômico capitalista. Portanto, um dos objetivos principais deste texto também é explorar quais valores deste sistema são difundidos na cultura, pois acredita-se que eles acabam por orientar as relações. Dessa forma, será possível identificar como as instituições e, principalmente, a escola, expressam esses valores. O foco essencial deste trabalho é avaliar o impacto dessa expressão nos alunos e destacar a importância de um processo de ensinoaprendizagem mais humanizado, que considere o estudante como um verdadeiro individuo, levando em conta todos a sua realidade e os seus aspectos histórico-culturais. O estudo será realizado a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada na abordagem da Psicologia Histórico Cultural; mas conta com diversos estudos de outras áreas do conhecimento como a própria Psicanálise, a Sociologia e a Filosofia; pois acredita-se numa Psicologia que incorpore outras ciências humanas para a melhor compreensão do sujeito, evidenciando a importância do meio social.
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