$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA
Autor: RENATHO GEORGE URIE SALLES CAMARGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71350
Catalogação:  30/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71350&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71350

Resumo:
Busca-se, com esse estudo, inicialmente, enfatizar a importância de estudar os processos sociais para a assimilação dos processos individuais e, assim, compreender como o humano constrói sua personalidade a partir dos elementos com os quais se relaciona socialmente. Vale destacar que o homem está inserido em uma sociedade baseada no modelo socioeconômico capitalista. Portanto, um dos objetivos principais deste texto também é explorar quais valores deste sistema são difundidos na cultura, pois acredita-se que eles acabam por orientar as relações. Dessa forma, será possível identificar como as instituições e, principalmente, a escola, expressam esses valores. O foco essencial deste trabalho é avaliar o impacto dessa expressão nos alunos e destacar a importância de um processo de ensinoaprendizagem mais humanizado, que considere o estudante como um verdadeiro individuo, levando em conta todos a sua realidade e os seus aspectos histórico-culturais. O estudo será realizado a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada na abordagem da Psicologia Histórico Cultural; mas conta com diversos estudos de outras áreas do conhecimento como a própria Psicanálise, a Sociologia e a Filosofia; pois acredita-se numa Psicologia que incorpore outras ciências humanas para a melhor compreensão do sujeito, evidenciando a importância do meio social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui