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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A SAÚDE MENTAL INFANTIL: PERCEPÇÃO DOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR Autor: KAMILLA CARDOSO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71349
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 12/05/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71349
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: A SAÚDE MENTAL INFANTIL: PERCEPÇÃO DOS CONTEXTOS FAMILIAR E ESCOLAR Autor: KAMILLA CARDOSO DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 71349
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 12/05/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71349&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71349
Resumo:
Crianças e adolescentes são vulneráveis a questões de saúde mental, o que
pode impactar seu desenvolvimento e causar prejuízos acadêmicos e relacionais. A
família e a escola desempenham papéis fundamentais nesse processo, podendo
atuar como fatores de proteção ou risco. Esta dissertação analisou a saúde mental
de estudantes do ensino fundamental I em uma escola federal do Rio de Janeiro, a
partir da percepção de cuidadores e professores. O primeiro artigo investigou o
perfil da qualidade de vida (QV) e dos sintomas de ansiedade de cuidadores, e sua
relação com a saúde mental das crianças. Embora metade das crianças
apresentassem um perfil saudável, muitos cuidadores (65,2 por cento) demonstraram
sintomas de ansiedade. Além disso, sintomas emocionais infantis correlacionaram
se negativamente com a QV (r = -0,233; p menor que 0,005) e positivamente com a ansiedade
dos cuidadores (r = 0,362; p menor que 0,01), sendo a QV um preditor desses sintomas nas
crianças (beta = - 0,244; p = 0,021). O segundo artigo trouxe uma análise quantitativa
e qualitativa da percepção de 27 professores sobre os desafios enfrentados na rotina
escolar, a relação entre saúde mental e aprendizagem, estratégias utilizadas e ações
sugeridas para melhorias. A maioria observou sofrimento psíquico entre os
estudantes, especialmente sintomas do tipo externalizantes. Embora os
profissionais demonstrem algum conhecimento e adotem estratégias relevantes,
ainda há barreiras para garantir o acesso dos estudantes a uma educação e um
acompanhamento de saúde adequados. Assim, reforça-se a necessidade de
implementar estratégias de promoção e proteção à saúde infantil nos contextos
escolar e familiar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |