$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PENSAMENTO POLÍTICO COMO INSCRIÇÃO ESTÉTICA DA LITERATURA BRASILEIRA DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO RECENTE
Autor: FILIPE CERQUEIRA CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71345
Catalogação:  30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71345&idi=1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71345&idi=3

Resumo:
Nos últimos dez anos, o Brasil e o mundo viram um crescimento exponencial, e inevitável, do pensamento político lastreado por questões relacionadas aos dilemas da inédita intensidade da vida no ambiente digital, às epistemologias do sul, ao pensamento decolonial e à retomada de narrativas historicamente apagadas de segmentos sociais marginalizados, como as narrativas de povos africanos e afrodiaspóricos. Com esse movimento, diversas produções literárias do mesmo período, aqui chamado de contemporâneo recente, utilizaram-se destas teorias para produzir estratégias literárias inovadoras de escrita e em total comunicação com estas correntes de pensamento, não só em nível temático. Esta tese busca, então, discutir e analisar algumas destas estratégias de escrita, observando o que de fato esta inscrição política gera, enquanto potência criadora de significado, nas produções literárias analisadas pelo corpus do texto em questão. Tomando a narrativa, a personagem e a temporalidade como categorias literárias de observação mais detida, esta tese reflete sobre as formas através das quais esta relação — pensamento político-literatura brasileira do contemporâneo recente — se deu — se dá —, em níveis mais complexos de produção do texto literário, além de apontar esquinas outras de interpretação direcionadas por este cotejo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui