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Título: A NEGLIGÊNCIA PARENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
Autor: LARA FARDIN SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71308
Catalogação:  26/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71308&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71308

Resumo:
Este estudo se propôs a instigar um questionamento acerca de quais práticas podem configurar uma situação de negligência parental, introduzindo a concepção básica do desenvolvimento infantil sob a ótica psicanalista. A partir da releitura de alguns conceitos elaborados por Winnicott e Bowlby, foram exploradas as repercussões no desenvolvimento infantil da falha do cuidador primário, ao longo da primeira infância, em atender apropriadamente ou com consistência as demandas de nutrição afetiva da criança. Em seguida, foram apresentadas as práticas, por parte das figuras centrais de cuidado, na perspectiva de cada autor, que melhor contribuem para a manutenção da saúde psíquica infantil. Com a consciência de que as ramificações do desenvolvimento referente aos primeiros anos de vida antecipa o bem-estar emocional também do futuro adulto. Por fim, as considerações finais incluíram uma interlocução comparativa entre os universos teóricos winnicottiano e bowlbyano para então sugerir algumas alternativas práticas que possam combatem o problema da negligência de forma mais explícita. A forma com a qual esse tema foi abordado procurou retratar a urgência em torno da conscientização daqueles encarregados do cuidado primário de crianças com relação ao potencial formador ou destrutivo da sua conduta para o processo do desenvolvimento.

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