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Título: A EDUCAÇÃO E A SEXUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A NORMATIZAÇÃO E A ASSIMILAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES SEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor: MILENA DEPENTOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MILENA DEPENTOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71295
Catalogação:  26/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71295&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71295

Resumo:
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de normatização e assimilação de corpos dissidentes sexuais no ambiente escolar, representando como as microagressões presentes da rede de poderes na educação se adequam à escola para regular os corpos. Contribuições de Michel Foucault e Guacira Lopes Louro foram usadas para o maior entendimento do caráter discursivo da sexualidade e o papel da escola em manter esses discursos, através da análise criteriosa da bibliografia escolhida. Evidenciou-se, também, as diferentes formas de pedagogias e como estas podem colaborar para uma emancipação e uma maior liberdade de ideias dentro da Educação como instituição, assim como as políticas públicas podem, junto às pedagogias, criarem um cenário de multidões de corpos reconhecidos dignamente ocupando o espaço-escola.

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