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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO E A SEXUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A NORMATIZAÇÃO E A ASSIMILAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES SEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR Autor: MILENA DEPENTOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MILENA DEPENTOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71295
Catalogação: 26/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71295&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71295
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO E A SEXUALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A NORMATIZAÇÃO E A ASSIMILAÇÃO DE CORPOS DISSIDENTES SEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR Autor: MILENA DEPENTOR
Nº do Conteudo: 71295
Catalogação: 26/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71295&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71295
Resumo:
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo de normatização e assimilação de corpos
dissidentes sexuais no ambiente escolar, representando como as microagressões presentes da
rede de poderes na educação se adequam à escola para regular os corpos. Contribuições de
Michel Foucault e Guacira Lopes Louro foram usadas para o maior entendimento do caráter
discursivo da sexualidade e o papel da escola em manter esses discursos, através da análise
criteriosa da bibliografia escolhida. Evidenciou-se, também, as diferentes formas de pedagogias
e como estas podem colaborar para uma emancipação e uma maior liberdade de ideias dentro
da Educação como instituição, assim como as políticas públicas podem, junto às pedagogias,
criarem um cenário de multidões de corpos reconhecidos dignamente ocupando o espaço-escola.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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