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Título: QUEM PODE ESCOLHER?: AS POSSIBILIDADES DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71294
Catalogação:  26/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71294&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71294

Resumo:
O presente trabalho visa compreender as possibilidades de escolha profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, observando as diferentes desigualdades que impactam esses indivíduos e os caminhos alternativos encontrados para construir uma carreira profissional. Dentro dessa proposta, analisam-se algumas das variáveis sociais que afetam essa parcela da população, entre elas: a disparidade econômica, o desnivelamento educacional, a violência cotidiana e o contexto familiar dos indivíduos, relacionando-as às dificuldades de realizar uma escolha profissional coerente com interesses e expectativas pessoais. Busca-se também examinar essa escolha dentro da perspectiva da Orientação Profissional, em especial a partir da ótica da Psicologia Sócio-Histórica, refletindo sobre os impactos do apagamento do contexto socioeconômico no atendimento desses jovens e sobre os prejuízos da perpetuação de ideologias culpabilizantes em sua subjetividade. Por meio de um estudo de três casos de alunos atendidos no serviço de Orientação Profissional do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP) da PUC-Rio, deseja-se exemplificar os reflexos da desigualdade e as trajetórias profissionais possíveis de estudantes universitários bolsistas que procuraram o serviço para refletir sobre uma re-escolha profissional. Destaca-se o papel da Orientação Profissional dentro da Psicologia para escuta e acolhimento dos jovens e suas questões relacionadas à escolha profissional, bem como a importância do oferecimento de serviços de apoio ao universitário como estratégia de cuidado e promoção do bem-estar dentro da instituição.

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