$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: IMPACTOS DA SEXUALIZAÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor: NATALIA SILVA BEVILAQUA ARAGAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71256
Catalogação:  25/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71256&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71256

Resumo:
O presente trabalho visou promover uma discussão acerca da sexualização precoce e sua interferência no processo natural de desenvolvimento sexual infantil. Por meio da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner, pode-se visualizar, localizar e relacionar os principais sistemas envolvidos na problemática. Através de um recorte histórico da descoberta da infância, se questiona se a imagem do pequeno adulto foi superada. A articulação e reflexão dos elementos leva à compreensão de que o universo adulto e infantil ainda parece se misturar, visto que os artefatos culturais propagam simbolizações de crianças adultizadas e sexualizadas. A internet e as mídias digitais são concebidas como potencializadoras destas imagens. Também se demonstra que, historicamente, meninas são mais sexualizadas que meninos. As políticas públicas são discutidas a fim de compreender a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, contudo, a pedofilização social configura uma contradição no cumprimento destas leis. Por fim, considera-se necessário responsabilizar família, Estado e sociedade por levantar discursos sobre a sexualização precoce, que ainda parece invisibilizada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui