$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FIBROMIALGIA NA CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autor: ANDREA SAMPAIO GARCIA GIORNO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71245
Catalogação:  25/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71245&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71245

Resumo:
A fibromialgia é considerada uma doença reumatológica que tem como principal característica a dor crônica, a qual mulheres são as mais acometidas e as queixas são caracterizadas por uma dor generalizada pelo corpo, ou seja, qualquer ponto palpável é sensível à dor. Segundo os reumatologistas, a prevalência da fibromialgia afeta cerca de 2 a 4% da população em geral e essa porcentagem é similar entre diferentes países e culturas, especialmente em mulheres e com o avançar da idade. Existe uma somatização dos sintomas da fibromialgia que afetam os pacientes na aceitação da doença por vários motivos, por falta de esclarecimentos e conhecimento que causam desajustes psicológicos, físicos e outros. A depressão é uma comorbidade prevalente e um problema pessoal debilitante de saúde pública e que são agravados pela fibromialgia. A ansiedade por uma variedade de sintomas psicossomáticos e cognitivos que podem causar muitos problemas médicos ao longo do curso da vida. A funcionalidade das pessoas com fibromialgia tem mal adaptações nas formas em como o paciente lida com os pensamentos. A Terapia CognitivoComportamental é uma abordagem muito efetiva no processo de atenuar a dor crônica. A autocompaixão é o acolhimento que o paciente aprende a fazer consigo mesmo quando algo ruim ocorre, podendo ter sido causado por ele mesmo ou não, pois ajuda a diminuir o sofrimento e os desafios para conseguir encarar a realidade. O mindfulness é o olhar para o mundo de forma direta e não somente sobre a percepção dos nossos pensamentos. O exercício físico está relacionado com o processamento que o cérebro tem com dor, mostrando evidências que a atividade física tem grande potencial em relação à administração de dor. A regulação emocional é importante porque mostra que não conseguimos viver sem sentir emoções. A resiliência engloba a aceitação e a disposição de encarar os problemas que nos acometem de uma forma mais consciente. Não há uma dieta específica que seja suficientemente mais importante para o tratamento da fibromialgia. Pacientes fibromiálgicos podem ser muito beneficiados com a acupuntura por causa das dores crônica musculares. OBJETIVO: Esse trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o tratamento de fibromialgia utilizando a Terapia Cognitivo-Comportamental. CONCLUSÃO: A TCC apresenta boa eficácia no tratamento da fibromialgia, principalmente a utilizar as técnicas de Mindfulness, regulação emocional, resiliência, aceitação e vontade de enfrentar o tratamento, pois amenizam, ajudam e fortalecem os indivíduos de uma forma promissora.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui