XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A CONVERGÊNCIA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Autor: CRISTIANO SANTOS PIMENTEL
JULIO CESAR VIANA RAMOS
THIAGO ANTONIO RAMOS GRIJO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 71230
Catalogação: 24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71230&idi=1
Resumo:
Título: A CONVERGÊNCIA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Autor: CRISTIANO SANTOS PIMENTEL
Nº do Conteudo: 71230
Catalogação: 24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71230&idi=1
Resumo:
A crescente incorporação da Inteligência Artificial
(IA) na educação tem impulsionado mudanças significativas nos
modelos de ensino, especialmente nas metodologias ativas
(MORAN, 2015). A Sala de Aula Invertida (SAI) destaca-se
como estratégia inovadora que promove autonomia discente ao
inverter a lógica tradicional do ensino, focando o tempo
presencial na interação e aplicação (BERGMANN; SAMS,
2012). Contudo, sua implementação enfrenta desafios como
adaptação docente, resistência estudantil e exigência
tecnológica. A IA surge como aliada, oferecendo
personalização, suporte adaptativo e automação de processos
pedagógicos (PICÃO et al., 2023; SANTOS et al., 2023). Este
artigo apresenta uma revisão integrativa (2018–2024) para
analisar como a IA pode potencializar a SAI, com base em 25
artigos selecionados nas bases Scopus, WoS, SciELO e Google
Scholar. A análise destaca avanços em personalização e suporte,
mas aponta lacunas em estudos empíricos sobre integração da
IA nas atividades presenciais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |