$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada





Título: A CONVERGÊNCIA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Autor: CRISTIANO SANTOS PIMENTEL
JULIO CESAR VIANA RAMOS
THIAGO ANTONIO RAMOS GRIJO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 71230
Catalogação:  24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71230&idi=1

Resumo:
A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) na educação tem impulsionado mudanças significativas nos modelos de ensino, especialmente nas metodologias ativas (MORAN, 2015). A Sala de Aula Invertida (SAI) destaca-se como estratégia inovadora que promove autonomia discente ao inverter a lógica tradicional do ensino, focando o tempo presencial na interação e aplicação (BERGMANN; SAMS, 2012). Contudo, sua implementação enfrenta desafios como adaptação docente, resistência estudantil e exigência tecnológica. A IA surge como aliada, oferecendo personalização, suporte adaptativo e automação de processos pedagógicos (PICÃO et al., 2023; SANTOS et al., 2023). Este artigo apresenta uma revisão integrativa (2018–2024) para analisar como a IA pode potencializar a SAI, com base em 25 artigos selecionados nas bases Scopus, WoS, SciELO e Google Scholar. A análise destaca avanços em personalização e suporte, mas aponta lacunas em estudos empíricos sobre integração da IA nas atividades presenciais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui