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Coleção Digital

Avançada





Título: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TESES E DISSERTAÇÕES
Autor: ANA PAULA SEIXAS VIAL
WESLEY ACORINTI
CAMILO JOSUE SANCHEZ PRANAO
MARIANA BAIERLE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 71225
Catalogação:  24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71225&idi=1

Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o programa Residência Pedagógica visam aprimorar a formação docente inicial, inserindo estudantes de licenciatura no ambiente escolar sob supervisão. Esta revisão sistemática analisou 38 teses e dissertações de 2021 e 2022 para avaliar o cumprimento dos objetivos propostos nos documentos oficiais dos programas. Os resultados indicam que a articulação entre teoria e prática foi alcançada em 22 trabalhos, a construção da identidade profissional em 18, a corresponsabilidade pela formação inicial em 17, a pesquisa e inovação em nove e a valorização dos professores da educação básica em dois. Conclui-se que os programas estão atingindo suas metas, mas ainda é necessário desenvolver ações que reconheçam o papel do professor das escolas na formação de futuros professores.

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