XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PRESENÇA DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Autor: ALLINY CAETANO DA SILVA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 71208
Catalogação: 24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71208&idi=1
Resumo:
Título: A PRESENÇA DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Autor: ALLINY CAETANO DA SILVA
Nº do Conteudo: 71208
Catalogação: 24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71208&idi=1
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a
invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas nos
currículos de formação inicial dos cursos de Pedagogia,
públicos e em regime presencial, do Estado de São Paulo. Com
inspiração genealógica, traça uma breve narrativa sobre os
processos históricos que constroem as percepções sobre os
grupos estudados dentro e fora das instituições em que são
atendidos (as creches), a fim de compreender as relações de
poder que as mantêm vivas e são incorporadas à experiência
docente desde o ingresso no ensino superior. Por meio da
análise quantitativa de descritores específicos, foram
investigados os esforços (ou a ausência deles) das
universidades em incluir as singularidades do trabalho com
bebês e crianças bem pequenas nas ementas disciplinares
obrigatórias e optativas, com um ensaio posterior sobre o modo
e a relevância com que são tratadas as faixas etárias dos zero a
dezoito meses e dezenove meses a três anos e onze meses.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |