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Coleção Digital

Avançada





Título: A PRESENÇA DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor: ALLINY CAETANO DA SILVA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 71208
Catalogação:  24/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71208&idi=1

Resumo:
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas nos currículos de formação inicial dos cursos de Pedagogia, públicos e em regime presencial, do Estado de São Paulo. Com inspiração genealógica, traça uma breve narrativa sobre os processos históricos que constroem as percepções sobre os grupos estudados dentro e fora das instituições em que são atendidos (as creches), a fim de compreender as relações de poder que as mantêm vivas e são incorporadas à experiência docente desde o ingresso no ensino superior. Por meio da análise quantitativa de descritores específicos, foram investigados os esforços (ou a ausência deles) das universidades em incluir as singularidades do trabalho com bebês e crianças bem pequenas nas ementas disciplinares obrigatórias e optativas, com um ensaio posterior sobre o modo e a relevância com que são tratadas as faixas etárias dos zero a dezoito meses e dezenove meses a três anos e onze meses.

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