$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A SÍNDROME DE BURNOUT NA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Autor: ANA CARLA DA SILVA BARRETO TELLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71207
Catalogação:  24/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71207&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71207

Resumo:
A Síndrome de Burnout também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psicológico caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e redução do desempenho no trabalho e que pode vir a prejudicar o indivíduo, tanto na qualidade de vida profissional quanto em relação a vida pessoal. Essa síndrome afeta principalmente profissionais que lidam com pessoas, como médicos, enfermeiros, psicólogos e professores. O objetivo da presente monografia é fazer uma revisão narrativa da literatura sobre a síndrome de burnout e a Terapia Cognitivo Comportamental aplicada no tratamento. Por meio da revisão da literatura de pesquisas verificou-se que os pesquisadores da área têm procurado entender, definir e explicar as variáveis associadas ao burnout, mas têm buscado propor intervenções da TCC como recurso terapêutico acerca da Síndrome de Burnout. O estresse cansaço, um dos sintomas da SB, quando se torna patológico, os impactos na vida do indivíduo são intensificados, logo um desequilíbrio metabólico e mental se instala e o sujeito começa a sofrer com exaustão emocional, problemas gastrointestinais, sofrimento psicossocial (depressão, ansiedade), podendo até acarretar tentativas de suicídios. Todavia, é nesse cenário que a Terapia CognitivoComportamental pode se mostrar eficaz no tratamento da Síndrome de Burnout. Por fim, é exposto a relevância de se atentar para as extensas jornadas de trabalho, estresse prolongado, sentimentos de incapacidade e pressões do dia a dia, sendo como alguns dos fatores gerados de cansaço. É de suma importância a eficácia da terapia cognitivocomportamental ao longo do tratamento da Síndrome de Burnout.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui