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Título: MEMÓRIA E TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
Autor: ALANA CHRIS DA SILVA BATISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CORREA MOGRABI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71206
Catalogação:  24/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71206&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71206

Resumo:
Os transtornos dissociativos podem ser compreendidos como uma perturbação do funcionamento psicológico e envolve alteração em diversas áreas, como por exemplo:. consciência, memória, identidade, emoção, percepção, representação corporal, controle motor e comportamento. Os sintomas incluem perda da subjetividade, envolvendo fragmentação da identidade, despersonalização e desrealização e/ ou amnésia. Estudos revelam o trauma, principalmente na infância, como fator desencadeador. Ademais, é visto que pessoas com transtorno do estresse pós-traumático apresentam níveis cronicamente mais elevados de dissociação e por essa razão, foi incluído um subtipo dissociativo de TEPT adicionado ao Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais. As funções executivas podem ser compreendidas como habilidades mentais que nos ajudam a gerenciar os objetivos do dia a dia e são cruciais para autonomia e funcionalidade. Estas englobam a atenção, a memória, o planejamento, flexibilidade cognitiva, etc. Neste estudo será realizado um levantamento dos instrumentos mais utilizados na neuropsicologia para compreensão das funções executivas, mencionando as escalas/ questionários existentes para auxílio no mapeamento dos transtornos dissociativos e os desafios na compreensão da dissociação. O presente estudo tem como objetivo investigar a forma como a memória e as funções executivas podem ser impactadas nos transtornos dissociativos.

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