$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O IMPACTO DA DINÂMICA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE VEMOS NA ESCOLA
Autor: JOANA COELHO VENDRAMINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71201
Catalogação:  24/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71201&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71201

Resumo:
O presente estudo aborda a influência da dinâmica familiar no desenvolvimento infantil e como ela aparece no ambiente escolar. A partir das teorias sistêmicas e, principalmente, Winnicottiana, o projeto visa trazer uma perspectiva histórica do entendimento de família e seu consequente impacto no processo de construção da subjetividade e constituição da realidade de um indivíduo. A escola, por sua vez, é o primeiro espaço em que essas singularidades passam a conviver para além do seio familiar, fazendo com que os comportamentos e visões de mundo trazidos de casa fiquem em evidência e, em muitos casos, sejam distorcidos para algo cognitivo e/ou biológico. Desse modo, a fim de ilustrar a força da família no desenvolvimento de um sujeito e a consequente importância de um olhar atento da equipe psicopedagógica da escola, o estudo relata casos práticos analisados a partir da teoria de Winnicott.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui