$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada





Título: DA INDISCIPLINA AO ENGAJAMENTO: RELATO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA INTEGRAL PAULISTA
Autor: BRUNA CAMPOS PAULA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 71197
Catalogação:  23/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71197&idi=1

Resumo:
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre práticas pedagógicas aplicadas no ensino de Ciências para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Pública de Tempo Integral no estado de São Paulo. A partir de um cenário inicial de desafios, como indisciplina, desmotivação e comportamentos inadequados, foram implementadas estratégias baseadas na gestão de sala de aula e na construção do pensamento crítico. Com inspiração nos ensinamentos de bell hooks e Doug Lemov, as intervenções incluíram atividades reflexivas, reorganização do espaço físico e planejamento pedagógico fundamentado na Taxonomia de Bloom. Os resultados indicaram melhorias no engajamento dos alunos, na organização das aulas e no desempenho acadêmico. A experiência foi apresentada como modelo de replicabilidade para outros professores e gestores. O estudo conclui que práticas pedagógicas intencionais podem transformar desafios em oportunidades de aprendizagem significativa e desenvolvimento humano.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui