$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AUTOCOMPAIXÃO E MINDFULNESS COMO FATORES PROTETIVOS CONTRA A POTENCIALIZAÇÃO DA MÍDIA SOBRE A ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA
Autor: ANDREA MARTINS LINDENBAUM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71169
Catalogação:  23/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71169&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71169&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71169

Resumo:
A mídia exerce uma influência significativa no comportamento alimentar, contribuindo para a formação de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia. Esses transtornos são motivo de preocupação na sociedade atual, que está imersa em uma cultura de culto ao corpo perfeito e ideal, potencialmente perigosa e altamente influenciadora nesse contexto. Esta monografia apresenta uma revisão sistemática que busca analisar estudos que investigam o papel da autocompaixão e do mindfulness como fatores protetivos contra a influência negativa da mídia nos transtornos alimentares, especialmente a anorexia e a bulimia. O objetivo deste estudo é explorar os efeitos da autocompaixão, que envolve a adoção de uma atitude compassiva, gentil e aceitadora em relação a si mesmo com o propósito de reduzir a autocrítica e a busca por padrões de beleza inatingíveis. Além disso, é abordado o conceito de mindfulness, que consiste em direcionar a atenção plenamente para o momento presente, afastando-se de pensamentos disfuncionais relacionados à imagem corporal e à alimentação. A metodologia inclui a busca em bases de dados acadêmicas e a seleção criteriosa dos artigos relevantes com foco nos resultados de pesquisas que investigam a eficácia da conjugação da autocompaixão e do mindfulness como recurso de tratamento complementar à terapia cognitivo-comportamental. Os resultados desta revisão sistemática fornecem insights sobre os possíveis benefícios da autocompaixão e do mindfulness na regulação emocional diante da pressão exercida pelas mídias sociais, que contribuem para a manutenção dos transtornos alimentares. Conclui-se que a incorporação dessas abordagens terapêuticas pode auxiliar na redução da vulnerabilidade aos ideais de corpo promovidos pela mídia e no fortalecimento da autoaceitação e bem estar emocional. Este estudo destaca a importância de considerar a junção da autocompaixão e do mindfulness oferecendo um contraponto ao impacto da mídia social nos transtornos alimentares. Essas abordagens complementares podem contribuir para a promoção da saúde mental e o tratamento eficaz dos indivíduos afetados pela anorexia e bulimia. Futuras pesquisas devem aprofundar a compreensão desses fatores protetivos e investigar sua aplicabilidade prática no contexto clínico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui