$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA INTERNA E VALIDADE CONVERGENTE DE ESCALAS DE CONTROLE PSICOLÓGICO PARENTAL EM ADULTOS EMERGENTES BRASILEIROS
Autor: MARIA CLARA SIQUEIRA REGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BRENO SANVICENTE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71160
Catalogação:  23/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71160&idi=1

Resumo:
Introdução: O controle psicológico parental é um conceito multifacetado caracterizado como a tentativa de manipulação emocional da relação entre pais e filhos. Barber (1996, 2012) elaborou dois instrumentos para medir o constructo do controle psicológico parental, sendo eles o Psychological Control Scale-Youth Self Report (PCS-YSR) ePsychological Control – Disrespect Scale (PCDS) que medem o constructo de duas formas: táticas de manipulação e coerção, e desrespeito a individualidade. Dada a relevância para a avaliação psicológica dos efeitos da parentalidade e a ausência de versões adaptadas para o Brasil, este trabalho buscou traduzir, adaptar, testar e investigar propriedades psicométricas da PCS-YSR e da PCDS. Método: A tradução e adaptação contou com etapas manualizadas para a tradução de instrumentos. A coleta de dados foi realizada com 265 adultos emergentes, no formato online. Valores do alfa de Cronbach, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias avaliaram a consistência interna das escalas, enquanto correlações com medidas de depressão e ansiedade avaliaram a validade convergente. Resultados: O processo de tradução e adaptação ocorreu bem. Bons índices de fidedignidade foram encontrados, variando valores de alfa de Cronbach entre 0.847 a 0.857. Os resultados demonstraram que, apesar da AFE ter apresentado dois fatores (um para pais e um para mães), as AFCs corroboraram a estrutura teórica de que os instrumentos funcionam separadamente. Atestamos a validade convergente com correlações positivas das medidas com escores de sintomas depressivos e ansiosos. Conclusão: Os instrumentos PCS-YSR e PCDS permitem medir o constructo do controle psicológico parental com evidências de validade e fidedignidade adequadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui