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Coleção Digital
Título: A ARTE COMO INSTRUMENTO NA TERAPIA COGNITIVOCOMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS Autor: LETICIA RABELLO SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA BROOKING TERESA DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71145
Catalogação: 18/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71145&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71145
Resumo:
Título: A ARTE COMO INSTRUMENTO NA TERAPIA COGNITIVOCOMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS Autor: LETICIA RABELLO SAMPAIO
Nº do Conteudo: 71145
Catalogação: 18/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71145&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71145
Resumo:
A arte pode ser um caminho para acessar conteúdos emocionais de relevância. Nesse sentido, a Terapia Cognitivo-Comportamental pode se beneficiar desse material no seu trabalho com crianças. Dessa forma, o presente estudo busca abordar a interseção entre a infância, a arte e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Para tal, foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE PubMed, ResearchGate, SciELO, EBSCO e Google Acadêmico, a fim de explorar o conceito de desenvolvimento humano na infância, destacando a relevância de compreender os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais do desenvolvimento infantil. Foram
encontradas informações com ênfase nas reações emocionais e o desenvolvimento da capacidade de expressão da criança por meio da arte, fazendo uma análise do papel da arte na TCC e destacando sua função como ferramenta alternativa de comunicação, capaz de transcender as limitações verbais tradicionais. A adaptação das técnicas da TCC, incluindo Planos de Ação, para incorporar expressões artísticas, reforça a versatilidade dessa abordagem de psicoterapia. Assim, este estudo oferece uma visão abrangente sobre como a arte pode ser eficaz na TCC com crianças, destacando a importância de reconhecer as etapas do desenvolvimento humano e suas implicações no processo terapêutico. Ao adaptar as técnicas terapêuticas de modo a considerar os estágios do desenvolvimento e promover a expressão artística, a TCC se mostra uma abordagem flexível e eficaz com crianças, evidenciando o
potencial benéfico da arte no processo terapêutico infantil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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