$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ARTE COMO INSTRUMENTO NA TERAPIA COGNITIVOCOMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS
Autor: LETICIA RABELLO SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA BROOKING TERESA DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71145
Catalogação:  18/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71145&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71145

Resumo:
A arte pode ser um caminho para acessar conteúdos emocionais de relevância. Nesse sentido, a Terapia Cognitivo-Comportamental pode se beneficiar desse material no seu trabalho com crianças. Dessa forma, o presente estudo busca abordar a interseção entre a infância, a arte e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Para tal, foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE PubMed, ResearchGate, SciELO, EBSCO e Google Acadêmico, a fim de explorar o conceito de desenvolvimento humano na infância, destacando a relevância de compreender os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais do desenvolvimento infantil. Foram encontradas informações com ênfase nas reações emocionais e o desenvolvimento da capacidade de expressão da criança por meio da arte, fazendo uma análise do papel da arte na TCC e destacando sua função como ferramenta alternativa de comunicação, capaz de transcender as limitações verbais tradicionais. A adaptação das técnicas da TCC, incluindo Planos de Ação, para incorporar expressões artísticas, reforça a versatilidade dessa abordagem de psicoterapia. Assim, este estudo oferece uma visão abrangente sobre como a arte pode ser eficaz na TCC com crianças, destacando a importância de reconhecer as etapas do desenvolvimento humano e suas implicações no processo terapêutico. Ao adaptar as técnicas terapêuticas de modo a considerar os estágios do desenvolvimento e promover a expressão artística, a TCC se mostra uma abordagem flexível e eficaz com crianças, evidenciando o potencial benéfico da arte no processo terapêutico infantil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui