XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESREGULAÇÃO EMOCIONAL EM ADOLESCENTES: FATORES ASSOCIADOS E INTERVENÇÃO NAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ORIENTADOR
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71144
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144
Resumo:
Título: DESREGULAÇÃO EMOCIONAL EM ADOLESCENTES: FATORES ASSOCIADOS E INTERVENÇÃO NAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71144
Catalogação: 18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144
Resumo:
Esta dissertação foi desenvolvida em dois estudos. O primeiro artigo
investigou a relação entre desregulação emocional e os sintomas de estresse,
depressão e ansiedade, avaliados por meio da Escala de Desregulação Emocional-
Versão Infantojuvenil (EDE-IJ), o Questionário de Sintomas de Ansiedade (QSA)
e a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), em 63 adolescentes
brasileiros. Os resultados mostraram que o fator paralisação (EDE-IJ) apresentou
as correlações mais fortes com os sintomas de ansiedade (r igual a 0,726). O fator
pessimismo (EDE-IJ) demonstrou correlações moderadas a fortes com ansiedade,
depressão e estresse (QSA; DASS-21), tendo maior força com a depressão
(r=0,633). A análise de regressão linear múltipla evidenciou que a paralisação
(EDE-IJ) impactou nos sintomas de ansiedade (QSA) (Beta igual a 0,693; p menor que 0,001) e o
fator pessimismo (EDE-IJ) foi o único que explicou os sintomas de ansiedade
medidos pela DASS-21 (F(1, 61) igual a 11,655, p menor que 0,001; R2
ajustado igual a 0,147). O único
fator que explicou os sintomas de depressão (DASS-21) foi o pessimismo (F(1, 61)
igual a 40,714, p menor que 0,001; R2
ajustado igual a 0,390). O segundo artigo apresentou os efeitos de
uma intervenção baseada na Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, para o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais em 24 adolescentes. O Grupo
Experimental apresentou melhora significativa no período pós-intervenção no fato
paralisação (F igual a 8,108; p igual a 0,009) e marginalmente significativa no item
enfrentamento (F igual a 3,823; p igual a 0,063) fatores medidos pela EDE-IJ. Os resultados
desta dissertação destacam a importância do desenvolvimento de habilidades de
regulação emocional para prevenção de problemas de saúde mental na
adolescência.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |