$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESREGULAÇÃO EMOCIONAL EM ADOLESCENTES: FATORES ASSOCIADOS E INTERVENÇÃO NAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Autor: CAROLINA MAIA SICILIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ORIENTADOR
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71144
Catalogação:  18/06/2025 Liberação: 19/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71144&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71144

Resumo:
Esta dissertação foi desenvolvida em dois estudos. O primeiro artigo investigou a relação entre desregulação emocional e os sintomas de estresse, depressão e ansiedade, avaliados por meio da Escala de Desregulação Emocional- Versão Infantojuvenil (EDE-IJ), o Questionário de Sintomas de Ansiedade (QSA) e a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), em 63 adolescentes brasileiros. Os resultados mostraram que o fator paralisação (EDE-IJ) apresentou as correlações mais fortes com os sintomas de ansiedade (r igual a 0,726). O fator pessimismo (EDE-IJ) demonstrou correlações moderadas a fortes com ansiedade, depressão e estresse (QSA; DASS-21), tendo maior força com a depressão (r=0,633). A análise de regressão linear múltipla evidenciou que a paralisação (EDE-IJ) impactou nos sintomas de ansiedade (QSA) (Beta igual a 0,693; p menor que 0,001) e o fator pessimismo (EDE-IJ) foi o único que explicou os sintomas de ansiedade medidos pela DASS-21 (F(1, 61) igual a 11,655, p menor que 0,001; R2 ajustado igual a 0,147). O único fator que explicou os sintomas de depressão (DASS-21) foi o pessimismo (F(1, 61) igual a 40,714, p menor que 0,001; R2 ajustado igual a 0,390). O segundo artigo apresentou os efeitos de uma intervenção baseada na Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em 24 adolescentes. O Grupo Experimental apresentou melhora significativa no período pós-intervenção no fato paralisação (F igual a 8,108; p igual a 0,009) e marginalmente significativa no item enfrentamento (F igual a 3,823; p igual a 0,063) fatores medidos pela EDE-IJ. Os resultados desta dissertação destacam a importância do desenvolvimento de habilidades de regulação emocional para prevenção de problemas de saúde mental na adolescência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui