$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UNIÃO HOMOAFETIVA E DUPLA MATERNIDADE: MÃE NÃO GESTANTE E A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO COM O BEBÊ
Autor: AGLAIA CHAGAS CHALREO ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REBECA NONATO MACHADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71114
Catalogação:  17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71114&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71114

Resumo:
Os estudos sobre parentalidade centrados no laço mãe-bebê, acabam por fundamentar a estrutura e funções familiares numa composição de família tradicional, composta exclusivamente por pai-mãe-bebê biológico. Com isso, contribuíram para a criação de um discurso que sustenta este modelo tradicional familiar como o ideal a ser seguido para o exercício da parentalidade. Contudo, na atualidade, observamos também um curso social de desconstrução de uma ideia normativa de família, tendo em vista as novas práticas de formação da conjugalidade e da parentalidade. Portanto, o objetivo nesta pesquisa consiste em analisar, nos casais homoafetivos de mulheres cisgênero, o processo de vinculação afetiva entre a mãe não gestante e o bebê, bem como investigar elementos que possam dificultar o momento inicial da parentalidade da mãe não gestante. O estudo focou nas relações entre mães e bebês, cujo processo reprodutivo tenha ocorrido por meio de reprodução assistida com doador anônimo, o que traz a não presença efetiva de uma figura de gênero masculino (pai) na convivência familiar. O objetivo proposto surge a partir de inúmeras indagações a respeito das vivências da mãe não gestante em uma família homoparental. O estudo teve como fundamentação teórica, a teoria psicanalítica Winnicottiana e postulações das abordagens de psicoterapia de família e casal. A pesquisa conta, ainda, com a análise e discussão de narrativas da escritora Marcela Tibone, que expõe em suas obras literárias os desafios da dupla maternidade na posição de mãe não gestante.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui