$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UM BREVE ESTUDO EM NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL E O USO DE DISPOSITIVOS DE SUBSTITUIÇÃO SENSORIAL EM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
Autor: AYLIN OZORIO AGOSTINHO GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THOMAS EICHENBERG KRAHE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71106
Catalogação:  17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71106&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71106

Resumo:
Este presente trabalho tem o objetivo de contextualizar as deficiências visuais e a epidemiologia da cegueira a partir do processamento cerebral e da capacidade de adaptação plástica do cérebro humano diante de doenças visuais. Assim como, conceituar os dispositivos de substituição sensorial (SSDs: do inglês, sensory substitution device) – dispositivos que utilizam a interface homem-máquina (IHM) na reabilitação visual de pessoas cegas a partir da abordagem de técnicas não invasivas. Além de explicar conceitos como: os fundamentos neuroanatômicos do sistema visual, a neuroplasticidade cerebral, a substituição sensorial com foco na experiência visual, bem como suas perspectivas futuras. A relevância deste trabalho é notória, uma vez que, as deficiências visuais são uma questão de saúde pública global.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui