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Título: COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: BENEFÍCIOS DA PRÁTICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: MARIA VITORIA CORDEIRO BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71103
Catalogação:  17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71103&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71103

Resumo:
As pequenas violências podem ser caracterizadas pela repressão da expressão do pensamento da criança e dos seus sentimentos. No dia a dia da educação escolar, elas acontecem às vezes sem que o professor perceba o que está fazendo. É importante que se pense em maneiras de capacitar os educadores para melhorar a comunicação no ambiente da sala de aula, especialmente na educação infantil. O objetivo deste trabalho foi discutir sobre os efeitos que o uso da comunicação não-violenta pode trazer para relação professor-aluno e para educação infantil. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura. Após um estudo sobre como o cérebro aprende e como as relações interpessoais afetam o aprendizado, foram analisadas pesquisas quantitativas e qualitativas que exploram o efeito da comunicação não-violenta na educação infantil. Através da análise destes estudos, foi possível verificar alguns dos prováveis benefícios da CNV, como o aprimoramento das relações interpessoais e um maior engajamento dos alunos no processo ensino-aprendizagem. Para ser melhor investigado, sugere-se que haja um aprimoramento no modo de mensurar quantitativamente esses benefícios. A conclusão deste estudo aponta para a necessidade de se desenvolverem mais pesquisas quantitativas na área.

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