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Título: UM OLHAR CRÍTICO PARA O FENÔMENO DA ALFABETIZAÇÃO PRECOCE
Autor: JOYCE CRISTINA DOS SANTOS SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71095
Catalogação:  17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71095&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71095

Resumo:
A primeira infância é um estágio do ciclo vital que se estende do nascimento aos 6 anos de idade e se singulariza pela enorme gama de aquisições em termos de desenvolvimento, tais como a linguagem verbal e o refinamento das habilidades psicomotoras. Nas instituições de ensino públicas e privadas observa-se um movimento informal de alfabetização de crianças que se encontram no início dessa fase, ainda na pré-escola, num direcionamento pedagógico que vai de encontro aos ditames emanados das legislações que regulamentam a educação nacional. Diante desse panorama, torna-se imperiosa a discussão a respeito da pertinência de se alfabetizar as crianças pequenas, o que demanda o recurso aos conceitos de alfabetização e de letramento. Enquanto a primeira dá conta da estrita apropriação do código escrito da língua, o segundo está interessado em engajar o indivíduo em sua cultura letrada mediante práticas sociais que envolvem a escrita. Defende-se que o investimento em práticas de letramento para crianças dessa faixa etária é uma estratégia eficaz que assegura o direito desse segmento populacional à Educação sem deixar de observar o arcabouço jurídico que normatiza os paradigmas pedagógicos no Brasil, segundo o qual a alfabetização precoce não é recomendada.

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