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Título: BRINCAR DE ESCREVER: UM OLHAR PSICANALÍTICO PARA A ESCRITA CRIATIVA
Autor: CAMILLE SCHNEIDERMAN DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71091
Catalogação:  17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71091&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71091

Resumo:
A escrita criativa, segundo os psicanalistas Sigmund Freud e Donald Winnicott, é derivada da brincadeira infantil. O presente trabalho tem como objetivo contemplar a relação entre o brincar, o fantasiar e o escrever sob uma perspectiva psicanalítica. Para tanto, foram utilizados como base de estudo o artigo O poeta e o Fantasiar de Freud e os artigos de Winnicott em seu livro O brincar e a realidade; além de outros artigos e livros psicanalíticos para suporte. Ademais, foi acionada a poesia de Manoel de Barros e seus comentários sobre a escrita criativa visto no documentário Só dez por cento é mentira, além do documentário Tarja Branca, que aborda a brincadeira e a experiência cultural. Por fim, conclui-se que para além de possibilitar a produção de obras artísticas, o contato e apreço pela brincadeira e fantasia - inerentes a todos os indivíduos - pode viabilizar uma outra abordagem para a existência em um viver criativo.

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