XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: BRINCAR DE ESCREVER: UM OLHAR PSICANALÍTICO PARA A ESCRITA CRIATIVA Autor: CAMILLE SCHNEIDERMAN DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71091
Catalogação: 17/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71091&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71091
Resumo:
Título: BRINCAR DE ESCREVER: UM OLHAR PSICANALÍTICO PARA A ESCRITA CRIATIVA Autor: CAMILLE SCHNEIDERMAN DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 71091
Catalogação: 17/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71091&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71091
Resumo:
A escrita criativa, segundo os psicanalistas Sigmund Freud e Donald Winnicott, é derivada da
brincadeira infantil. O presente trabalho tem como objetivo contemplar a relação entre o
brincar, o fantasiar e o escrever sob uma perspectiva psicanalítica. Para tanto, foram
utilizados como base de estudo o artigo O poeta e o Fantasiar de Freud e os artigos de
Winnicott em seu livro O brincar e a realidade; além de outros artigos e livros psicanalíticos
para suporte. Ademais, foi acionada a poesia de Manoel de Barros e seus comentários sobre a
escrita criativa visto no documentário Só dez por cento é mentira, além do documentário
Tarja Branca, que aborda a brincadeira e a experiência cultural. Por fim, conclui-se que
para além de possibilitar a produção de obras artísticas, o contato e apreço pela brincadeira e
fantasia - inerentes a todos os indivíduos - pode viabilizar uma outra abordagem para a
existência em um viver criativo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |