XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AFETOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ENSINO Autor: JORASA DE ALMEIDA DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71066
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71066&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71066
Resumo:
Título: AFETOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ENSINO Autor: JORASA DE ALMEIDA DIAS
Nº do Conteudo: 71066
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71066&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71066
Resumo:
Esta monografia tem como objetivo analisar a influência do afeto na aprendizagem, considerando
as contribuições teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon como principais autores dentre outros.
Esses foram selecionados devido à sua relevância na área da Psicologia do Desenvolvimento e à
maneira como abordaram a importância dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem.
Inicialmente, são apresentadas concepções sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito
à aprendizagem. Em seguida, são discutidas as relações entre afeto e aprendizagem, explorando
como esses aspectos se interconectam e influenciam mutuamente. A monografia aborda a
importância de um ambiente afetivo positivo para promover a motivação, a concentração e o
engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem.
Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas sugeridas que visam promover a integração dos
aspectos afetivos na sala de aula, estimulando o desenvolvimento emocional dos alunos e criando
um ambiente propício para a aprendizagem significativa.
Por meio da análise das contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon e da proposição de práticas
pedagógicas sugeridas, espera-se que esta monografia contribua para a reflexão e o aprimoramento
das abordagens educacionais, valorizando o papel do afeto na aprendizagem dos estudantes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |