$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AFETOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DE ENSINO
Autor: JORASA DE ALMEIDA DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71066
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71066&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71066

Resumo:
Esta monografia tem como objetivo analisar a influência do afeto na aprendizagem, considerando as contribuições teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon como principais autores dentre outros. Esses foram selecionados devido à sua relevância na área da Psicologia do Desenvolvimento e à maneira como abordaram a importância dos aspectos afetivos no processo de aprendizagem. Inicialmente, são apresentadas concepções sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à aprendizagem. Em seguida, são discutidas as relações entre afeto e aprendizagem, explorando como esses aspectos se interconectam e influenciam mutuamente. A monografia aborda a importância de um ambiente afetivo positivo para promover a motivação, a concentração e o engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem. Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas sugeridas que visam promover a integração dos aspectos afetivos na sala de aula, estimulando o desenvolvimento emocional dos alunos e criando um ambiente propício para a aprendizagem significativa. Por meio da análise das contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon e da proposição de práticas pedagógicas sugeridas, espera-se que esta monografia contribua para a reflexão e o aprimoramento das abordagens educacionais, valorizando o papel do afeto na aprendizagem dos estudantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui