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Título: ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM TREINO COGNITIVO DE MEMÓRIA: FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATENÇÃO EM GRUPO PARA IDOSOS
Autor: DAVID GUIMARAES ZAMBELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71048
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71048&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71048

Resumo:
O número de idosos no Brasil está aumentando rapidamente. Com relação a isso, o envelhecimento é marcado por um declínio cognitivo das principalmente nas funções executivas, atenção e memória, que podem evoluir para quadros de transtorno neurocognitivo leve. Além disso, o isolamento social é considerado um fator de risco para o comprometimento cognitivo. O treino cognitivo surge como uma intervenção eficaz para diminuir ou estagnar tais perdas na cognição, os quais podem ser realizados em grupo para maximizar as relações sociais. O objetivo deste estudo é desenvolver um protocolo de treino cognitivo para um grupo de idosos com Transtorno Neurocognitivo Leve. O treinamento foi realizado no Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. Participaram da pesquisa 10 idosos com idades entre 61 e 86 anos (média: 75,25 e desvio padrão: 7,63). Para verificar os efeitos do protocolo, realizamos uma breve avaliação neuropsicológica antes e após o termino das intervenções. Apesar das limitações do estudo, os resultados preliminares sugerem melhorias em diversas funções cognitivas, com destaque para o aumento nas pontuações das seguintes tarefas: Mini-Exame do Estado Mental, Desenho do Relógio, Memória Incidental, Aprendizagem e Fluência Verbal Fonêmica, indicando a viabilidade do estudo.

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