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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANSIEDADE DE CRIANÇAS EM PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO Autor: LARA SAMPAIO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71039
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71039&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71039
Resumo:
Título: ANSIEDADE DE CRIANÇAS EM PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO Autor: LARA SAMPAIO DA COSTA
Nº do Conteudo: 71039
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71039&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71039
Resumo:
A ansiedade em crianças pode apresentar sintomas como preocupação excessiva, baixa
autoestima, sentimentos negativos, retraimento e desmotivação, que impactam
negativamente seu desenvolvimento afetivo e social. Esses sintomas resultam em
dificuldades de concentração e motivação, prejudicando significativamente a
alfabetização. Neste contexto, esta pesquisa investiga os impactos da ansiedade no
processo de alfabetização infantil. O objetivo é compreender como a ansiedade afeta o
desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, influenciando diretamente sua
capacidade de aprender. Utilizando uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa,
foram consultadas obras da literatura acadêmica, incluindo artigos científicos,
dissertações e teses disponíveis em repositórios digitais como Scielo, Biblioteca Virtual
de Saúde e Pepsic. A pesquisa revela que a ansiedade, quando desproporcional, se torna
um transtorno que causa sofrimento e interfere na vida cotidiana das crianças. Os
resultados indicam que aproximadamente 10 a 15 por cento das crianças sofrem de ansiedade, o
que afeta seu desempenho escolar. A fase de alfabetização é especialmente vulnerável,
pois requer incentivo e paciência, sendo prejudicada pela ansiedade excessiva. A pesquisa
enfatiza a necessidade de abordagens educativas que considerem o estado emocional das
crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e sensível. Conclui-se que
a Neuropsicopedagogia e a Neurociência oferecem contribuições valiosas para a
formação de professores, ajudando a consolidar a aprendizagem e melhorar o ensino. A
integração dessas disciplinas enriquece as práticas pedagógicas, promovendo uma
educação mais eficaz e inclusiva.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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