$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ANSIEDADE DE CRIANÇAS EM PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor: LARA SAMPAIO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71039
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71039&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71039

Resumo:
A ansiedade em crianças pode apresentar sintomas como preocupação excessiva, baixa autoestima, sentimentos negativos, retraimento e desmotivação, que impactam negativamente seu desenvolvimento afetivo e social. Esses sintomas resultam em dificuldades de concentração e motivação, prejudicando significativamente a alfabetização. Neste contexto, esta pesquisa investiga os impactos da ansiedade no processo de alfabetização infantil. O objetivo é compreender como a ansiedade afeta o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, influenciando diretamente sua capacidade de aprender. Utilizando uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, foram consultadas obras da literatura acadêmica, incluindo artigos científicos, dissertações e teses disponíveis em repositórios digitais como Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e Pepsic. A pesquisa revela que a ansiedade, quando desproporcional, se torna um transtorno que causa sofrimento e interfere na vida cotidiana das crianças. Os resultados indicam que aproximadamente 10 a 15 por cento das crianças sofrem de ansiedade, o que afeta seu desempenho escolar. A fase de alfabetização é especialmente vulnerável, pois requer incentivo e paciência, sendo prejudicada pela ansiedade excessiva. A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens educativas que considerem o estado emocional das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e sensível. Conclui-se que a Neuropsicopedagogia e a Neurociência oferecem contribuições valiosas para a formação de professores, ajudando a consolidar a aprendizagem e melhorar o ensino. A integração dessas disciplinas enriquece as práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais eficaz e inclusiva.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui