$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: TODOS OS CAMINHOS LEVAM AO INFINITO: A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA JUNGUIANA COM O PENSAMENTO VÉDICO
Autor: NICOLAS DANTAS GERALDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HENRIQUE DE CARVALHO PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71038
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71038&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71038

Resumo:
O presente escrito tem por objetivo relacionar conceitos centrais da psicologia junguiana e do pensamento védico. Esta análise teve como base a obra do psicólogo e psiquiatra Carl Jung, com enfoque nos volumes que dizem respeito à sabedoria oriental, e a obra do físico e sábio indiano Maharishi Mahesh Yogi, que interpretou os Vedas e tornou este conhecimento acessível ao ocidente. Podemos compreender que esta é uma análise que relaciona duas vertentes com bases teóricas distintas, porém, apresentam pensamentos com semelhanças notáveis. Jung foi um grande estudioso da obra oriental e sua psicologia foi diretamente influenciada por algumas concepções védicas, como a ideia de Ātmā, que influenciou a formulação do conceito de si-mesmo. Portanto, nesta monografia apresento e relaciono os conceitos de si-mesmo, individuação e imaginação ativa com o de Ātmā, dharma e meditação transcendental. Por meio da revisão bibliográfica, foi possível constatar a forte relação existente entre as duas vertentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui