$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RODAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDADO, DIÁLOGO E PRESENÇA
Autor: JENNIFER PENA VASCONCELLOS DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71037
Catalogação:  16/06/2025 Liberação: 16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71037

Resumo:
A dissertação tem como objetivo compreender como os professores realizam as rodas na Educação Infantil e de que forma essas rodas podem se constituir como espaços de cuidado, diálogo e presença. Com base em uma perspectiva ética do cuidado, a pesquisa investiga de que maneira as rodas são conduzidas por educadores e como esses momentos favorecem ou limitam a participação das crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições de Educação Infantil – uma pública e outra privada - no município do Rio de Janeiro e teve como foco os momentos de roda na rotina das crianças. O instrumento metodológico adotado foram as observações e os registros no caderno de campo, de duas turmas de crianças de 3 a 5 anos. O primeiro capítulo apresenta o percurso metodológico da pesquisa, contextualizando o cuidado a partir de uma abordagem ética, articulada ao referencial teórico adotado. Além disso, descreve as instituições observadas, os sujeitos da pesquisa e o processo de entrada no campo. O segundo capítulo discute a prática da roda na Educação Infantil, compreendendo-a não apenas como um espaço de diálogo, interação e rotina, mas também como um dispositivo pedagógico capaz de fomentar a construção de uma comunidade. O terceiro capítulo expõe os referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa: a filosofia do diálogo de Martin Buber e a educação dialógica de Paulo Freire, buscando relacionar suas respectivas contribuições com os conceitos de diálogo, cuidado e presença. O quarto capítulo apresenta as análises, buscando identificar em que medida as rodas promovem experiências de cuidado, reconhecem a presença singular das crianças e favorecem um diálogo autêntico. Por fim, procura se, a partir das observações, indicar caminhos que privilegiem práticas pedagógicas na Educação Infantil que respeitem a singularidade das crianças e promovam relações baseadas na atenção, no acolhimento e na troca.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui