XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RODAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDADO, DIÁLOGO E PRESENÇA Autor: JENNIFER PENA VASCONCELLOS DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71037
Catalogação: 16/06/2025 Liberação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71037
Resumo:
Título: RODAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDADO, DIÁLOGO E PRESENÇA Autor: JENNIFER PENA VASCONCELLOS DA SILVA
Nº do Conteudo: 71037
Catalogação: 16/06/2025 Liberação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71037&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71037
Resumo:
A dissertação tem como objetivo compreender como os professores
realizam as rodas na Educação Infantil e de que forma essas rodas podem se
constituir como espaços de cuidado, diálogo e presença. Com base em uma
perspectiva ética do cuidado, a pesquisa investiga de que maneira as rodas são
conduzidas por educadores e como esses momentos favorecem ou limitam a
participação das crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições de
Educação Infantil – uma pública e outra privada - no município do Rio de Janeiro
e teve como foco os momentos de roda na rotina das crianças. O instrumento
metodológico adotado foram as observações e os registros no caderno de campo,
de duas turmas de crianças de 3 a 5 anos. O primeiro capítulo apresenta o percurso
metodológico da pesquisa, contextualizando o cuidado a partir de uma abordagem
ética, articulada ao referencial teórico adotado. Além disso, descreve as instituições
observadas, os sujeitos da pesquisa e o processo de entrada no campo. O segundo
capítulo discute a prática da roda na Educação Infantil, compreendendo-a não
apenas como um espaço de diálogo, interação e rotina, mas também como um
dispositivo pedagógico capaz de fomentar a construção de uma comunidade. O
terceiro capítulo expõe os referenciais teóricos-metodológicos da pesquisa: a
filosofia do diálogo de Martin Buber e a educação dialógica de Paulo Freire,
buscando relacionar suas respectivas contribuições com os conceitos de diálogo,
cuidado e presença. O quarto capítulo apresenta as análises, buscando identificar
em que medida as rodas promovem experiências de cuidado, reconhecem a
presença singular das crianças e favorecem um diálogo autêntico. Por fim, procura
se, a partir das observações, indicar caminhos que privilegiem práticas pedagógicas
na Educação Infantil que respeitem a singularidade das crianças e promovam
relações baseadas na atenção, no acolhimento e na troca.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |