$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O BOOM DOS DIAGNOSTICOS DE TDAH: DIAGNOSTICOS ERRONEOS E BANALIZAÇÃO
Autor: GIULIA AMBROSIO DE BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71033
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71033&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71033

Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar o que levou ao boom dos diagnósticos de TDAH, os diagnósticos errôneos e suas consequências e como estes fatores podem impactar na visão do que é o transtorno. A investigação do tema foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica nacional e internacional voltada à leitura de artigos buscados na plataforma Google Acadêmico e Scielo acerca do tema proposto. Sendo assim, o trabalho foi dividido em quatro partes: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o que é, seus critérios diagnósticos e seu tratamento; TDAH e o ambiente escolar; Medicalização e, por fim, a banalização. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa podem ser explicitados como sua história complexa, a urgência por normalizar o comportamento humano, sobretudo o infantil e o desconhecimento aprofundado do que é o TDAH são os principais fatores que acabam resultados em diagnósticos exacerbados do transtorno. Este trabalho conclui acerca da necessidade de uma maior capacitação dos profissionais que lidam com os indivíduos que se enquadram no transtorno a fim de se evitar diagnósticos errôneos e a rotulação dos indivíduos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui