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Título: FUGINDO DO REAL AO VIRTUAL: UMA ANÁLISE DO TRANSTORNO DE GAMES COM FOCO EM VIDEOGAMES OFFLINE
Autor: DANIEL GOLDBACH SCHINAZI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71028
Catalogação:  16/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71028&idi=1

Resumo:
Dependências Comportamentais são um aspecto dos Transtornos Adictivos que geram controvérsia e debates na esfera acadêmica. O Transtorno de Games, particularmente, leva o indivíduo a passar a maior parte do tempo envolvido no uso de videogames e está associada a muitas consequências negativas, como estresse, isolamento sociais. O quadro não é, portanto, estabelecido, sendo incluído apenas no CID-11 e sendo proposto para o DSM-6. A dos estudos realizados foca especificamente no comportamento de jogar videogames de forma online. O objetivo desta monografia é explorar se o comportamento de videogame offline em exibe potencial adictivo que se qualifica como Dependência Comportamental, paralela a dos jogos online, e como tratamentos adaptados podem ser elaborados para abordar eficazmente essa forma específica de dependência. Esta revisão aborda distintos padrões de jogo, motivações, indicadores de dependência, correlatos neurais e repercussões sociais. Os achados sobre Transtorno de Games refletem critérios previamente reconhecidos para Dependência Comportamental recomendados pela OMS e APA. Esta monografia realiza uma revisão crítica, contrastando várias modalidades de tratamento, incluindo terapia, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e grupos de ajuda mútua como Gaming Addicts Anonymous (GAA), todos fundamentados em modelos de dependência bem estabelecidos e nas pesquisas mais recentes sobre problemas de games. Esta monografia destaca a seriedade e a legitimidade do Transtorno de Games na modalidade offline, e clama um maior reconhecimento e estudo mais aprofundado do fenômeno. Além disso, ela promove o GAA como uma ferramenta eficaz para pessoas que lutam com esse problema, oferecendo esperança e apoio ao longo do caminho da recuperação. Este estudo abre espaço para futuras pesquisas ao descobrir a complexidade associada à dependência de jogos offline, que é uma área crítica que precisa ser explorada.

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