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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO FORMA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Autor: CAROLINA GOMES DE MACEDO S IBRAHIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71027
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71027&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71027
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO FORMA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Autor: CAROLINA GOMES DE MACEDO S IBRAHIM
Nº do Conteudo: 71027
Catalogação: 16/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71027&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71027
Resumo:
O presente texto discorreu sobre a importância da criação de políticas públicas e adoção de programas de educação socioemocional nas escolas como ferramenta de prevenção e promoção de saúde mental. Para isso, foi feita a revisão bibliográfica de artigos, livros, teses de mestrado e doutorado, assim como a busca ativa pela visão de autores e estudiosos do tema. Primeiramente definiu-se o que são as habilidades socioemocionais, assim como suas diferentes nomenclaturas e perspectivas teóricas. Em seguida foi analisado o histórico de saúde mental na infância e adolescência tanto no Brasil quanto no mundo, assim como a perspectiva atual e as funções de estratégias de prevenção e promoção de saúde. Por fim discutiu-se a importância do papel que a escola pode ter na saúde mental dos jovens. Para tal, foram analisados alguns dos programas e políticas públicas existentes com foco na aprendizagem socioemocional no ambiente escolar, assim como seus resultados na vida de alunos e familiares envolvidos. Por meio da análise de diferentes programas e políticas públicas, foi possível concluir que a educação socioemocional pode ser uma alternativa eficaz se aplicada em escolas como forma de prevenção e promoção de saúde mental, por demonstrar diversos benefícios obtidos a nível do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, assim como no desempenho acadêmico e na vida pessoal e familiar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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