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Coleção Digital
Título: O ESTRANHO DO CORPO: A NOÇÃO DE MANCHA EM LACAN INSERIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: ISABELLA MANSUR ZEINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONAH WINOGRAD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71024
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71024&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71024
Resumo:
Título: O ESTRANHO DO CORPO: A NOÇÃO DE MANCHA EM LACAN INSERIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: ISABELLA MANSUR ZEINA
Nº do Conteudo: 71024
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71024&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71024
Resumo:
O presente trabalho de monografia buscou analisar os processos inconscientes envolvidos nos
mecanismos de segregação social e racial na cidade do Rio de Janeiro. De outro modo,
buscamos percorrer os caminhos inconscientes na manutenção deste mesmo cenário. Para
tanto, esta monografia se apoiou na noção lacaniana de mancha e no conceito de
estranho-familiar freudiano, visando uma correlação com o contexto atual de marginalização
da população negra e periférica no Brasil. Partimos da aposta de que é possível localizar, na
realidade brasileira, corpos específicos que assumem este lugar no qual Lacan se referiu ao
introduzir o termo mancha. Para finalizar, devemos ressaltar que este trabalho consiste na
aposta de que esse fora da cena, esse objeto caído do sujeito não é tão invisível quanto
pensávamos. Ele retorna com a sua potência erótica e subversiva, descortinando o aspecto
recalcado do sujeito, e configurando a cena pré-fabricada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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