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Título: O ILEGÍVEL DO DIZER: SOBRE A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN
Autor: JULIANA GASPAR VILLA FORTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS ANDRE VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71022
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71022&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71022

Resumo:
Este trabalho pretende explorar, a partir da dimensão proposta pelo discurso analítico de esvaziamento de sentido e materialidade do significante, o percurso operado por Jacques Lacan pela noção de letra e os desdobramentos dessa concepção no transcorrer de seu ensino. Veremos a noção de extração das significações do primeiro plano e acompanharemos o que comparece quando os sentidos se perdem. Nossa aposta, junto a Lacan, é que Isso que se apresenta é da ordem do escrito, da letra. Iniciaremos com uma breve apresentação de como Sigmund Freud inaugura a Psicanálise justamente como uma prática que se propõe olhar o que estaria para-além do que o Eu sabe dizer de si mesmo enquanto tal. Para-além de seus prévios e cristalizados sentidos. Seguiremos com a teoria dos significantes em Lacan, na qual ele aponta para a noção de letra como alicerce material do significante. Caminhando, abordaremos a concepção de letra como objeto. Letra-lixo. Como resto que precisa estar na lata de lixo para que as significações possam ser produzidas. A partir disso, trabalharemos o que acontece com a letra quando é priorizada em detrimento do sentido. Para tanto, passearemos pelas marés da poesia, tateando, enfim, o final de uma análise.

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