$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O CORPO QUE SAMBA: UMA TRANSGRESSÃO À LÓGICA DA COLONIALIDADE
Autor: FLAVIA NEVES FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71017
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71017&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71017

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo explorar a influência contínua da resistência à persistência colonial, com destaque para o contexto do Rio de Janeiro e o corpo que dança o samba nas ruas e terreiros. A pesquisa adota uma abordagem decolonial e afrodiaspórica, examinando como a colonialidade perpetua a opressão, especialmente sobre comunidades historicamente marginalizadas. Além disso, pretende-se evidenciar a falta de reconhecimento dos saberes corporais nas abordagens psicológicas tradicionais, o que, por sua vez, mostra a necessidade de reconfigurar essas abordagens a fim de facilitar o acesso à saúde e ao bem-estar. Desta forma, o foco recai na valorização do corpo como parte essencial do processo de descolonização no campo da Psicologia. Ao longo do estudo, será demonstrado de que forma o samba, enraizado nas culturas de diáspora, emerge como uma forma de reconfiguração da vida contra a tragédia que representa a herança escravocrata e a fragmentação dos corpos, atuando assim, como uma poderosa ferramenta de expressão e comunicação para os povos afrobrasileiros. Esta monografia busca, portanto, ressaltar a importância de considerar, valorizar e celebrar as culturas historicamente oprimidas, com ênfase na centralidade dos corpos como veículos de resistência, memória e comunicação. Espera-se que este trabalho contribua para a conscientização sobre a necessidade de abordagens psicológicas inclusivas e antirracistas, que honrem a diversidade cultural e os saberes corporais afrodiaspóricos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui