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Título: PROCRASTINAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ORIGEM E INTERVENÇÃO SEGUNDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autor: HEBER ROZA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71015
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71015&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71015

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica narrativa sobre o impacto da procrastinação na vida e nos resultados dos universitários. Diante disso, foi examinado detalhadamente a procrastinação entre universitários, suas causas e efeitos psicológicos. Observou-se a necessidade de se começar definindo o conceito de procrastinação e explorando como ele se manifesta no ambiente universitário, destacando os padrões comuns e a regulação emocional eficaz que contribuem para a superação do comportamento procrastinatório. Segundo a pesquisa, se fez necessário esclarecer mais sobre as emoções, sua origem, influência e estratégias de regulação emocional como formas de prevenir a procrastinação acadêmica. Entende-se que a literatura apresenta uma intervenção baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental, incluindo um modelo específico para a procrastinação acadêmica e técnicas focadas nas emoções, visando fornecer uma abordagem prática para reduzir a procrastinação e melhorar o bem-estar dos estudantes.

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