$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ATUAÇÃO INSTITUIÇÃO DE ENSINO E O PSICÓLOGO ESCOLAR COM ALUNO VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR
Autor: MARIA VICTORIA DE SOUZA P RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71011
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71011&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71011

Resumo:
O presente trabalho busca explorar as possibilidades de atuação de uma instituição de ensino e do seu psicólogo escolar em situação de abuso sexual sofrido por um de seus alunos, por parte de um familiar, juntamente a uma visão ampla da Gestalt-Terapia sobre o tema. Em um primeiro momento, para compreender a relevância do tema, serão expostos dados referentes à incidência desses casos no Brasil. Em conjunto a isso, serão trabalhadas informações acerca da educação sexual nas escolas e o seu impacto sobre situações de alunos vítimas de abuso no ambiente familiar, além da diferenciação com instituições de ensino que não empregam tal tipo de educação. Posteriormente, as formas de reconhecimento, acolhimento e ajuda com esse aluno serão discutidas, a fim de trazer quais são as melhores e mais indicadas formas de atuação diante de tal situação, assim como pontuar os deveres legais a serem cumpridos por parte da escola. Por fim, o trabalho busca concluir sobre o importante papel que as instituições de ensino possuem frente a situações em que se reconhece um aluno vítima de abuso sexual, trazendo a importância do psicólogo escolar nesse contexto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui